O que estou lendo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Leitura do livro “ A ditadura da beleza e a revolução das Mulheres “ Augusto Cury e algumas ideias



Olá!
Bom, hj lendo um dos meus primeiros e-books. Achei que não iria me acostumar a ler verticalmente, mas a mudança de suporte me fez perceber que precisamos mudar de conceitos de vez em quando. Claro que sinto falta da página, do grifo, de dobrar a orelha do livro, essas impressões o fazem ser meu, mas está sendo uma experiência diferente.
Gosto muito do Augusto Cury, sim conheço todas as críticas sobre ele: auto –ajuda demais, oportunista, filósofo demais... mas enfim, não ligo para isso, pois para mim, sempre que leio uma obra dele, me faz voltar a pensar em ideias que estavam há um tempo adormecidas.
*



Esse livro em especial trata do que a mídia tem feito com o inconsciente das mulheres. Em busca do padrão inatingível de beleza enquanto as que estão de vitrine desse padrão estão doentes e anoréxicas. Já percebeu quantas mulheres são tristes ou sentem vergonha de ir à praia por se sentirem fora do padrão. Quando se olham no espelho, percebem mais defeitos que qualidades, o espelho torna-se o reflexo de um inconsciente que está povoado de uma série de imagens ditas padrões e perfeitas.
*
Quanto mais infelizes, mais em busca de consumismo, aí gera o ciclo vicioso...

Gosto do filme “De repente 30”,
é bem de sessão da tarde, mas conta a história de uma menina de 13 anos os anos 80 que deseja ter 30 anos, e magicamente ela acorda com trinta nos anos 2000 e trabalha numa revista de moda. A história toda se passa e ela vive com a mentalidade de beleza dos anos 80 em plena ditadura da moda nos anos 2000. No final do filme (não vou contar o que acontece!!hehe), ela critica a revista em que trabalha como editora chefe, pois as mulheres que são fotografadas, ela não conhece e nunca viu no cotidiano alguém com aquele padrão, alguém está retratando o que não é a realidade.

Pelo menos uma vez na vida, alguma mulher já se comparou com atrizes globais e modelos internacionais, como se todas fossem iguais, mas Deus nos fez diferentes... um paradoxo não? Podemos seguir carreira, perseguir sonhos,  cuidar de nossa família, tocar a nossa vida, mas a emoção continua presa à que um grupo de pessoas pensa...

Deixo um pensamento do Augusto para vc refletir tanto quanto eu...
“Para fazer essa revolução internacional saturada de aventuras, lágrimas e alegrias, elas  se inspiram no homem que mais defendeu as mulheres em todos os tempos: Jesus Cristo. Descobrem que o Mestre dos Mestres correu dramáticos riscos por elas. Ficam fascinadas ao saber que ele teve a coragem de fazer das prostitutas seres humanos da mais alta dignidade, e das desprezadas, princesas.” (CURY, p. 8,2005).

Quando a luz é intensa, antes de iluminar o caminho ela ofusca os olhos.

2 comentários:

  1. esse assunto me chama atenção... as pessoas realmente estão muito preocupadas com a beleza padronizada nas modelos e atrizes famosas.. mas tem como mudar isso??? será possível??? sei lá.. só sei que encontro muitas pessoas querendo emagrecer e pessoas que muitas vezes nem precisam, mas se isso irá fazer bem a elas, por que não??? :)

    ResponderExcluir
  2. realmente, eu mesmo, sou magra, tenho metabolismo rápido, mas já vieram para mim "Nossa, vc tá muito magra mesmo né?", é uma loucura o que acontece na sociedade, as mulheres conquistaram tantos direitos, porém aind são comparadas com as outras!
    Uma questão é saúde, outra é imagem perante os outros.

    Feliz é quem se aceita, não veja revistas de beleza, o que elas fazem é mostrar que vc está fora do padrão, por isso, quando vou fazer as unhas, eu leio Exame.

    ResponderExcluir