O que estou lendo

sábado, 26 de junho de 2010

Ética na internet....

Saudações!

Hoje tivemos uma aula sobre Ética no Mestrado, há livros e livros sobre ética em pesquisa com seres humanos, animais, Ok! Porém, e na internet, como isso funciona? Quando me propus a pesquisar sobre o que surdos falam na internet, não sabia que iria ficar tão angustiada.
Uma porque, é algo muito novo, os Blogs tiveram maior crescimento à partir de 1999, assim como o uso da Internet. Eu mesma fiz meu primeiro Blog em Janeiro deste ano, até então, não tinha essa curiosidade nem sabia muito bem como funcionava.
Então, como pesquisar, que metodologia usar? Primeiro recurso? Biblioteca (sim, eu amo livros, a sensação de estar com eles nas mãos é muito boa...), porém, metodologia aos montes, mas pesquisa na Internet? angustiada...
Fui para o oráculo, Google, ai pude encontrar um outro universo, muitas pesquisas estão sendo feitas sobre Internet e seu impacto na humanidade, pois a Internet interfere diretamente nas relações sociais (vc tem amigos virtuais? Explica isso para minha avó!).
Pretendo colocar as referências na medida que eu for encontrando, quem sabe mais alguém se interessa por estudar isso...
Fui encontrar bases na Netnografia, que é o estudo de comunidades on-line, porém ainda está meio obscuro para mim, preciso estudar mais... Mas já é um caminho.
Me deparei com a lei Lei no. 9610 de 19 de Fevereiro de 1998, artigo 46, inciso III que esclarece ser possível “a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificadora para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra...”.
Na aula de ética, minha pergunta foi: Como faço pesquisa em Blogs, preciso de termo de consentimento ?(sim, porque tem "alguns muitos" documentos de que precisa para que seu projeto de pesquisa seja aprovado pelo Comitê de Ética), a resposta: Lei Juris Navegantis (citada acima), desde que não haja questionário com os autores, você pode usar as informações citando as fontes.

Porém, eu sou blogueira, escrevemos com intuito, enfim, cada um tem seu porquê.
Se eu fosse pesquisada, gostaria de saber que estão observando meu blog, para não me assustar em uma dia ao procurar meu nome no Google (quem já não fez isso??? hehe) e encontrar meu blog numa referência.
Essa é minha opinião, por isso decidi continuar visitar Blogs e pedir que o autor entre em contato comigo, assim mando o termo de consentimento e está tudo ok!

Hoje posso escrever minha dissertação com um peso a menos nas costas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário