O que estou lendo

domingo, 30 de janeiro de 2011

Histórias para seguir em Frente - Com a alma no travesseiro

Com a alma no travesseiro
Por Priscila Vidal Festa

Começo de ano, sempre temos planos novos, conferimos as metas que foram cumpridas no ano passado, lamentamos outras que ainda faltam e analisamos o motivo da lista ter ficado incompleta. Geralmente os novos planos iniciam com “Nesse ano eu vou” e então uma infinidade de novas propotas surgem em nossa mente. Portanto, vou compartilhar uma meta pessoal para esse ano: não deixar a Rainha de Copas aparecer.
Rainha de Copas? Como assim? Não entendeu?
É por esse caminho que vamos começar a história de hoje.
Em determinados momentos do ano passado, eu deixei a Rainha de Copas aparecer. Geralmente ela toma o nosso posto quando estamos irritados, desanimados, exaustos, sem paciência, desestimulados. A alma e o corpo ficam tão cansados ao ponto de desistirmos de manter a calma e a paciência, então surge a Rainha de Copas esbravejando: Cortem as cabeças!! Assim como na história de Alice no país das Maravilhas, pobre da pessoa que estiver por perto.
Acontece naquele dia em que tudo lhe irrita, em que sua boca despeja palavras descontroladamente, que em um dia normal você não diria. Quando sua cabeça dói e sente que não consegue dar mais nenhum passo, seu corpo está dolorido, seus ombros enrijecidos e o pensamento do dia é “por que eu fui sair de casa”. Esse é o contexto da Rainha de Copas na minha vida. Quando foi que você se sentiu assim?
Estou compartilhando isso, pois creio que todo mundo já passou por essa tempestade de sentimento e descontrole alguma vez. Depois da explosão, vem o sentimento de frustração, de culpa, aquele choro amargo e lembrar das pessoas que magoou nesse período de tempo. Não é nada luxuoso conviver com essa Rainha.
Então, as palavras de Davi parecem traduzir esse momento em Salmo 55:6 “ Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso”, traduzindo, qualquer lugar seria melhor do que onde estou nesse momento.
Nossa primeira atitude carnal, é de culpar Deus, perguntamos em meio a uma oração desesperada por que as coisas estão acontecendo dessa maneira, por que Ele permitiu que isso acontecesse. Sentimos que estamos com a razão e alguém nos abandonou, o dia não poderia terminar pior. Que passagem de sua vida você lembrou-se agora?
Mas, em um dia “de realeza” desses, eu pedi encarecidamente que Deus mostrasse que eu estava errada, que Ele estava comigo naquele momento tão triste, que não tinha me esquecido.
Então, meus dedos me levaram para Isaías 49:15,16 “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filhos do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei”. Naquele instante peguei uma caneta azul e escrevi o meu nome na palma da minha mão. Tente fazer isso um dia, a todo momento você fica olhando para ela, pois percebe que há algo escrito.
Eu estava errada, graças a Deus.
Em Gálatas 5:22 aprendemos sobre o fruto do Espírito. Então, algo me chamou atenção: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio refletem as atitudes que não temos quando estamos em situação de estresse intenso. Principalmente domínio próprio. Realmente, se sua alma está cansada, algo está muito errado.
Uma das incríveis histórias da Bíblia, é sobre Jesus em meio a tempestade. Esse trecho nos ensina como ter descanso para alma nos dias maus. Marcos 4:35-41, relata que Jesus e seus discípulos entraram no barco a pedido do próprio Jesus, para “passar para outra margem”. De repente, levantou uma grande tempestade “ e as ondas arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água”. Os discípulos estavam aterrorizados. Vale lembrar que muitos deles eram pescadores, verdadeiros “lobos do mar”, estavam acostumados com as intempéries do tempo e da água, mas eles estavam com medo, que tempestade seria essa!
Em Mateus 8:24 encontramos que “o barco era varrido pelas ondas”, provavelmente, eles cambaleavam de um lado para o outro dentro do barco, batendo uns nos outros, com gritos de pavor. É exatamente assim que nos sentimos em dias maus, estamos molhados, sem esperança, irritados, não temos controle da situação e somos arremessados de um lado para outro pelas nossas emoções, há uma tempestade dentro de nós.
Porém, Jesus estava no barco! Os discípulos recorreram a ele: Mestre, não te importa que pereçamos? Salva-nos!(v.38), é exatamente assim que nos sentimos, não é? Temos certeza da salvação, vamos a igreja, participamos de uma célula, oramos agradecendo pelo alimento, temos de 2 a 3 Bíblias em nossas casas, ou seja, Jesus está no nosso barco, mas a tempestade também! Então, vem o pensamento recorrente, assim como os discípulos: Senhor, esqueceu-se de mim?
O mais incrível, é onde Jesus está. “ E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro” (Mc 4:38). A Bíblia diz : Sobre o travesseiro! Jesus estava dormindo tranquilamente. Isso deve ter indignado os discípulos, pois em meio aos gritos e ao desespero, Jesus tirava uma tranquila soneca, ao ponto de terem o acordado com a pergunta: Não te importa que pereçamos?
Jesus estava com eles todos os momentos, foram escolhidos a dedo por Ele, almoçavam juntos, oravam juntos, eles acompanhavam as palavras de Jesus, presenciavam milagres todo momento, e mesmo assim, estavam julgando Jesus com a sentença de não se importar com a vida deles. Olhando de fora, isso parece muito injusto, mas é isso que fazemos. Acusamos a Deus no calor das emoções, somos passionais e incrédulos, nós, que nos consideramos filhos de Deus. Todos os milagres que Ele fez em nossa vida, a salvação que nos deu, o sacríficio de Jesus, em um minuto parece não importar ao falarmos:Senhor, não se importa comigo?
Jesus acorda, olha para os olhos apavorados dos discípulos e diz:” Por que sois tímidos, homens de pequena fé?” (Mt 8.26). Com uma frase, “ Acalma-te,emudece” (Mc 4:39) a tempestade se desfaz, o sol aparece, a bonança chega. “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”(Mc 4:41) perguntam os discípulos entre si. Eles convivem com Jesus, mas desconhecem o seu poder.
Seu nome está nas palmas das Mãos Dele, Ele se importa com você.
Não seria maravilhoso estar com a alma descansada em meio a uma tempestade? Seus olhos veem o tumulto, seu corpo presencia as emoções do momento, seu ouvido escuta os problemas que estão acontecendo em sua volta, a tempestade está caindo, mas sua alma está tranquila “dormindo sobre o travesseiro”. Jesus nos diz que isso é possível: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; a achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11:29,30). É um convite irresistível, eu quero aprender com Jesus. “Muitos são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Sl 34:19); “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do seu coração” (Sl 37:4).
A Rainha de Copas não aparece do nada. Ela se alimenta de várias situações até chegar à explosão.
Aqui deixo um convite: Que tal trocar a dieta da sua alma? Em vez de alimentar sua alma com dificuldades a cada dia, tornando-a cansada e amargurada, por que não alimentá-la com o amor de Deus revelado em sua Palavra? Por isso a importância de ter um tempo com Deus diariamente e ler a Bíblia todos os dias. Esse momento não deve ser encarado como um ritual religioso, mas como um momento de colocar sua alma no travesseiro.
Seu nome está gravado nas mãos de Deus, Ele se importa com você.

www.pesquisandoblog.blogspot.com

2 comentários:

  1. amém Pri,

    é sempre uma escolha estar com a alma no travesseiro ou com a rainha de Copas ao lado.. E muito mais gostoso estar com o travesseiro.. rsrs.. "God's Good All the Time!!!"

    ResponderExcluir
  2. Com certeza.. allll the time! Ter sangue azul nessas horas não é nada luxuoso hehe.
    Fica com Deus amiga, boa semana para nós!

    ResponderExcluir