O que estou lendo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Histórias para seguir em frente: auto-comiseração

Olá!
Estudar é algo que está no meu ser, sou curiosa sobre as coisas desse mundão.. tem tanta coisa intessante acontecendo, tantas pesquisas, a criatividade humana é incrível.

Porém,estudar precisa de paixão, de coração aberto, de mente aberta, para isso vou inaugurar um novo espaço no pesquisando blog, um espaço chamado "Histórias para seguir em frente", são pensamentos que nos motivam a continuar com o coração aberto.

espero que gostem! Porque fazer isso me dá mais motivação para escrever... boa navegação!!

************************************


Histórias para seguir em frente:
2011 e a auto-comiseração





por Priscila Soares Vidal Festa

Geralmente no começo de ano fazemos nossa avaliação do ano passado. Essa é uma passagem importante e marca um tempo para reflexão.


Algo que me marcou muito, e hoje posso refletir nisso, é sobre como estar na auto-comiseração é fácil nos dias de hoje. No dicionário Luft, comiseração significa “pena, piedade, compaixão”, portanto, auto-comiseração é quando se sente que o mundo inteiro está conta você, que você não merecia isso. Claro que algumas coisas que acontecem são injustas, porque o mundo é injusto, mas vejamos na Bíblia um exemplo disso. Realmente, muitas vezes temos o dom de complicar o que Deus explica de forma simples. Bem vindo a sua humanidade!


Em I Reis 18 vemos a história do profeta Elias. Um homem surpreendente, que escuta a voz de Deus e faz coisas maravilhosas por meio do poder Dele. Exemplos? Temos muitos: Orou para não chover, e isso aconteceu , depois orou para chover “ e os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grade chuva” (I Reis 18:45); foi a casa de uma viúva e cumpriu o que Deus lhe disse: “vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida” (17:9), e mesmo contrariando o óbvio e palpável (pois a viúva não tinha comida suficiente), houve comida naquela casa como Deus havia dito, e ele teve fé que assim seria; e o mais incrível, hollywoodiano eu diria, Elias e os profetas de Baal, 450 homens contra um, e o fogo do céu caiu na frente de todos. Se Deus disse para Elias, ele levava sua fé até as últimas consequências, parecia óbvio, ser do time de Deus, sendo que Deus é o capitão? Quem teria medo?


E nos esquecemos disso diariamente... assumimos a dianteira, esquecemos de quem está no comando e o que acontece? Medo, choro, revolta, tristeza. Queremos o lugar de senhores, queremos cuidar da nossa vida como crianças birrentas, mas a vida está em obedecer a Deus, deixe nas mãos do capitão, apenas faça parte do time!


Por um momento, depois do gol de placa, Elias olha para torcida e esquece de interpretar o olhar de aprovação de seu capitão. E a torcida diz o contrário, entre eles, está Jezabel, odiosa, rancorosa, querendo a cabeça de Elias. Eis o espaço aberto para a auto-comiseração. A Bíblia diz que, ao receber a notícia de que Jezabel queria o matar, ele “ temendo, levantou-se e para salvar sua vida, se foi” (19:3). Esqueceu do capitão, esqueceu da equipe e se tornou a “Eu”quipe. “Ele mesmo, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais, deitou-se e dormiu debaixo do zimbro...” (19:4,5).


Você já se sentiu assim? Tudo dá certo, mas uma coisa te amedronta, e você corre para o deserto, fica um dia inteiro remoendo isso no coração, deixa suas esperanças no caminho, quer voltar para sua cama, colocar o cobertor na cabeça e não sair mais dali nunca mais. Ou seja, você voltou para o banco de reserva por vontade própria, e chora por isso. O capitão não te tirou do jogo, mas você mesmo fez isso. Deitar e dormir, que ilusório, como se os problemas fossem te perder de vista, não esqueça que ainda está usando a camisa 10, mesmo debaixo dos cobertores, ainda faz parte do time.


Auto-comiseração, Elias estava passando por isso por uma distração, e quantas vezes passou por isso no ano passado? Eu? Muitas vezes. Ao ponto de um anjo cuidar de Elias, levar comida e água e ele apenas “ comeu, bebeu e tornou a dormir” (19:6). Como Deus é gentil, Ele poderia ter tachado Elias como desertor, mas esteve cuidando dele, mesmo no deserto havia “um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água” (19:6). Quer uma coisa mais reconfortante que comer pão feito na hora? Lembre do cheiro, você se sente abraçado, talvez isso tenha liberado algumas memórias de Elias, talvez da infância. O que tem sabor de infância para você? Para mim, chocolate quente me lembra minha mãe, que naquelas tardes de inverno fazia aquela caneca quente de chocolate fumegante. Como Deus é gentil!


Mas a história ainda não acabou! Elias encheu a barriga, foi reconfortado, tirou uma soneca... parece feriado não? E pela segunda vez, o anjo-despertador o acordou: “ Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo” (19:7), e lá foi ele, 40 dias andando até o monte Horebe. E a pergunta de Deus: O que fazes aqui, Elias? Deus me perguntou isso cada vez que eu fugia para o cobertor, o que fazes aqui? Está no lugar errado. A auto-comiseração não nos traz coisas boas, apenas martírio, e o que fazes aqui? É a pergunta que não quer calar.


“Eu fiquei só, e procuraram tirar-me a vida”, disse Elias. “Que fazes aqui?”, novamente a pergunta de Deus, “Eu fiquei só”... “ Levanta-te e vai para o deserto de Damasco e lá unge a Hazael como rei sobre a Síria, a Jeú como rei de Israel e Eliseu como profeta em teu lugar” (19:16).


Havia muito trabalho para fazer, que iria abençoar a vida de outras pessoas, não havia tempo para ficar debaixo da árvore (ou debaixo do cobertor), o jogo precisava continuar! Elias compreendeu isso... cada um de nós tem uma função na equipe de Deus, o jogo não pode parar!


Mas e quando você responde como Elias – EU FIQUEI SÓ-? Deus respondeu essa pergunta de uma forma confortadora: “ Também conservei em Israel sete mil todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou” (19:18). Elias olhou para o lado errado da torcida, haviam 7 mil pessoas que estavam torcendo por ele, seguindo seu exemplo, mas preferiu olhar para os punhos cerrados e olhar vingativo de Jezabel.


Quando sentir-se sozinho na multidão, alguma coisa está errada, pois o próprio Jesus nos disse : Estarei convosco até a consumação dos séculos. Você pode dizer: Mas e as coisas ruins que acontecem comigo? Calma, ainda tem 7 mil na sua equipe, passando por coisas semelhantes como você.. então o capitão te fala: Tende bom ânimo, eu venci o mundo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário