O que estou lendo

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Experiência de viagem 1

Saudações!

Finalmente em terras brasileiras opá! Nada como estar rodeado de pessoas que falam o mesmo idioma que você!
Tiramos essa foto em um castelo em Barcelona, minha mãe, meu marido e eu... em busca de novos horizontes.
São muitas experiências para contar... mas relacionadas às palavras, muitas coisas aprendidas. Andei por muitas ruas na Espanha, que quando foram feitas, nem se imaginava que o Brasil existia. Não quero cair na questão de "Na Europa é melhor etc etc etc", porque eles tem muitos mais anos de vida de que nosso país continental, abençoado por Deus e bonito por natureza. 

em 20 dias, vi três surdos na rua, dois que estavam utilizando a língua de sinais, e um que utilizava a leitura labial. Foi diferente, pois como vejo surdos todos os dias, encontrar dois surdos na estação conversando foi muito legal.

Sempre falo que, a língua de sinais é diferente em todos os lugares, porém os parâmetros podem ser iguais (Movimento, Configuração de Mão, ponto de articulação, expressão facial e corporal e orientação), na conversa animada dos surdos espanhóis *sim, eu dei uma olhadinha*, não compreendia os sinais que utilizavam, porém utilizam o mesmo espaço que utilizamos na Libras, só que com significados diferentes. Aliás, em um lugar que dentro do metrô (em espanhol, metro *métro*), de um lado chineses, japoneses, alemães, espanhóis, catalãos, suecos, sulamericanos aos montes... quase uma Babilônia de pessoas.

Realmente, a comunicação é algo que reflete a cultura de seu povo, e quem vem de fora, tem que estar sensível para compreender que traços culturais a língua de uma comunidade pode trazer.

Deixo aqui, Vinicius de Moraes...


Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho

Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz

E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...
Vinícius de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário