O que estou lendo

domingo, 29 de agosto de 2010

Estudo da UTP sobre surdez é publicado em livro americano


Estudo da UTP sobre surdez é publicado em livro americano

As professoras do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da UTP Ana Cristina Guarinello, Ana Paula Santana, Ana Paula Berberian e Giselle Massi foram convidadas a elaborar um capítulo do livro americano Deaf People Around the World: Educacional and Social Perspectives (Pessoas Surdas em Todo o Mundo: Perspectivas Educacionais e Sociais). Elas são as únicas autoras brasileiras a participar da publicação.
A iniciativa de escrever o livro partiu de dois pesquisadores da Gallaudet University Press, a única universidade para surdos do mundo. O livro é composto por estudos de 30 países e cada capítulo foi escrito pelos autores das suas respectivas nações. “Nós mandamos um artigo para uma revista que é publicada pela Universidade de Gallaudet e ele foi aprovado. Em seguida, o editor da revista, que também é um dos autores do livro, entrou em contato conosco e nos convidou para escrever um capítulo que falasse sobre os aspectos históricos e educacionais da surdez no contexto brasileiro”, explica a professora Ana Cristina. Segundo ela, os americanos escolheram o Brasil como um dos países a serem citados devido a grande diversidade ética e racial e também por ser o maior país da América do Sul.
As quatro professoras da Tuiuti trabalham, dentro da universidade com a linha de pesquisa “Fonoaudiologia e o Processo da Linguagem”, o que facilitou na elaboração do capítulo que começou em 2006. “Estudamos há muito tempo a surdez, então já tínhamos muitas informações, por exemplo como viviam os primeiros surdos no Brasil, onde eles estudaram, etc. Mas o restante dos dados pesquisamos em livros e artigos científicos.”
O livro foi publicado recentemente com capítulos referentes aos cinco continentes. Da América Latina só foram publicado textos do Brasil e do Chile e as professoras da UTP foram as únicas brasileiras convidadas a fazer parte do livro. “É muito interessante ver o trabalho dos autores de outros países. É curioso ver como que o mesmo assunto se reflete em diferentes lugares.” Segundo a professora, foi muito bom ver o livro publicado, pois é o reconhecimento internacional de todo o trabalho. “Nós ficamos super felizes porque o livro vai repercutir no mundo inteiro e todos vão conhecer um pouco sobre nosso estudo no Brasil. Faz tempo que trabalhamos nesta área aqui na UTP e ser reconhecido é maravilhoso!”
Deaf People Around the World: Educacional and Social Perspectives, foi editado pela Gallaudet University Press, Washington, D.C. e ainda não tem tradução para o português. Pode ser comprado pelo site http://gupress.gallaudet.edu/bookpage/DPAWbookpage.html por US$85.00.









fonte:http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?categ=1&cod=869

Nenhum comentário:

Postar um comentário