O que estou lendo

domingo, 29 de agosto de 2010

Agora é Lei! Teste da Orelhinha para todos




Agora é lei. Todos os hospitais e maternidades brasileiras devem realizar, gratuitamente, o chamado Teste da Orelhinha para recém-nascidos. Desde 2008, a Universidade Tuiuti do Paraná é responsável pelo teste no Hospital do Trabalhador e os bebês que ‘não passam’ na avaliação são encaminhados à Clínica de Fonoaudiologia da Tuiuti para exames complementares. 
O Teste da Orelhinha, também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal, é o método mais eficaz para constatar problemas auditivos em recém-nascidos e prevenir a surdez. “O exame, denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, deve ser realizado nas primeiras 48 horas de vida”, alerta a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Maria Regina Serrato. Para ela, é importante que o teste seja obrigatório, pois possibilita identificar as deficiências auditivas em recém-nascidos. “Desta forma, o diagnóstico precoce pode evitar problemas de desenvolvimento da linguagem, de aprendizagem e até problemas emocionais.”
Segundo a coordenadora, de cada mil crianças que nascem, até três, aproximadamente, podem vir ao mundo com surdez. E este número aumenta para seis no caso de prematuros. “Quando descobertas há tempo, muitas perdas auditivas podem ser revertidas ou mesmo curadas.”
O teste no Hospital do Trabalhador é realizado por uma ex-aluna do curso de Fonoaudiologia da UTP, em função de uma parceira que existe entre o hospital e a Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. 
Lei – O Projeto de Lei nº 64/2004
(http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=70139), que torna obrigatório o teste de Emissões Otoacústicas Evocadas, foi aprovado no Senado Federal em 7 de julho e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 3 de agosto. O Ministério da Saúde informou que, apesar de já ser oferecido na rede pública, o Teste da Orelhinha ainda não está disponível em parte dos hospitais e maternidades do país. Com a lei, estas unidades ficam obrigadas a fazê-lo. Em 2009, foram realizados 267.973 testes desta natureza no país. O número representa um crescimento de 46% em relação a 2008, quando foram feitos 183.718 exames.
O Teste da Orelhinha ou exame de Emissões Otoacústicas Evocadas é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno através de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do bebê. É rápido, seguro e não provoca dores. É realizado com o bebê dormindo, em sono natural, e a duração é de aproximadamente 10 minutos e não apresenta contra-indicações. Todos os bebês devem realizar o teste.

fonte: http://www.utp.br/noticias.asp?codnoticia=7292

Nenhum comentário:

Postar um comentário