O que estou lendo

domingo, 29 de agosto de 2010

OS 2 lados da moeda - Implante Coclear - mídia x comunidade surda

Saudações!
Apresento aqui os 2 lados da moeda sobre Implante Coclear, minha opinião é que o dispositivo funciona, porém é uma tecnologia da audição e não da linguagem , pois mesmo com implante, o cérebro continua "surdo" e precisa aprender a detectar os sons e a significar um outro mundo de sons, é muito importante que a família compreenda que seu filho surdo não vai "virar ouvinte", ele vai continuar surdo se tirar o aparelho,sua audição, na maioria dos casos, volta a receber os estímulos sonoros, porém a questão da linguagem muitas vezes fica em detrimento da tecnologia. Vale lembrar também das diversidades da surdez, entre pessoas ouvintes que ficaram surdas, outros surdos filhos de pais surdos , outros que optam pela língua de sinais, outros que preferem a comunicação oral e assim vai, também tem diferença entre aquelas que já tinham comunicação e memória auditiva e aqueles que nunca ouviram... pode parecer clichê, porém cada caso é um caso, mais uma questão polêmica na surdez que envolve o conceito médico e o conceito cultural.
Seja crítico, pense sobre isso!
----------------------------------------------------------------------

Prof. Ricardo Bento no programa Mais Você da rede Globo

No dia 19 de maio o Prof. Ricardo Bento foi entrevistado por Ana Maria Braga no programa Mais Você da Rede Globo de Televisão

No dia 19 de maio o Prof. Ricardo Bento foi entrevistado por Ana Maria Braga no programa Mais Você da Rede Globo de Televisão onde falou sobre as técnicas modernas de implante coclear e programa do Hospital das Clínicas da USP.

Sua equipe com o Dr. Rubens Brito Neto, o Dr. Robinson Koji Tsuji, a Dra. Mariana Pinna a Fonoaudióloga Maria Valéria Goffi Gomes, Ana Tereza de Matos Magalhães,Kellen Kutscher,Paola Samuel e Valéria Oyanguren já realizou centenas de implantes e é uma das mais experientes do mundo no tratamento da surdez.

Clique aqui para ver o vídeo da entrevista.
fonte em:> http://www.implantecoclear.org.br/noticias_detalhes.asp?id=58>
*detalhe, cliquei no vídeo, abriu na página do Globo News e apareceu a seguinte
" Este vídeo não pertence mais ao catálogo do Globovídeos. Aproveite os mais de 500 novos vídeos cadastrados todos os dias."

Então, segue link do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=3cIOb4qSUak - parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=vIfLiJHLSHE&feature=related - parte 2

---------------------------------------------------------------------------------------------------

opinião dos surdos sinalizantes:
Rio de Janeiro 20 de maio de 2009

À
Produção do Programa Mais Você


A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) é uma entidade filantrópica fundada há 22 anos que visa à defesa dos direitos da Comunidade Surda Brasileira. A Feneis é a entidade de representação máxima dos surdos no Brasil e está filiada à Federação Mundial dos Surdos, na Finlândia. Entre os objetivos da Federação está a luta em prol da Língua Brasileira de Sinais, como forma de comunicação dos surdos. Em conseqüência dessa mobilização envolvendo os surdos brasileiros por mais de duas décadas, a Libras hoje é oficializada e regulamentada no país. Buscamos também conscientizar a sociedade a respeito da cultura que envolve esta comunidade, formada por mais de 5 milhões de pessoas, e também provar a sua capacidade profissional e de inclusão social.

Por perceber no Mais Você um programa que vai além de entretenimento, por possuir um forte caráter social e de serviço, e evidenciar em suas pautas a preocupação em informar e esclarecer o telespectador, informamos que o conteúdo da entrevista sobre implante coclear, que foi ao ar no dia 19 de maio, repercutiu de forma negativa junto à comunidade surda brasileira. Temos recebido inúmeras manifestações de insatisfação, pois não condiz com a realidade dos que não tiveram e não têm oportunidade de fazer a cirurgia ou optam pela Língua Brasileira de Sinais.

Acompanhamos a entrevista realizada com o médico Ricardo Bento sobre implante coclear. E conforme ele próprio afirmou, o implante coclear é uma cirurgia cara para a maior parte dos surdos brasileiros, e não temos a garantia da mesma eficácia em todos os casos e faixas etárias. Reconhecemos os avanços científicos e tecnológicos na área da surdez. No entanto, gostaríamos de esclarecer que vivemos um momento de grande importância para o surdo que se utiliza da Libras como meio de comunicação. Cada vez mais as instituições de ensino do nosso país, se ajustam à Lei 10.436/02, regulamentada pelo Decreto 5626/2005, que dispõe sobre esta questão, permitindo que crianças e jovens tenham cada vez mais acesso à Educação.

Tem crescido também, através do conhecimento da Libras e do seu reconhecimento como instrumento importante na Educação, o número de universitários surdos. Prova disso é que atualmente temos 1.500 universitários surdos nas universidades particulares e públicas, mais de 20 mestrandos e doutorandos surdos e 5 professores adjuntos efetivos surdos nas universidades públicas.Essas conquistas são frutos de um trabalho árduo a fim de que o surdo seja respeitado em sua opção de comunicação. Ele tem, sim, se tornado cada vez mais independente e realizado profissionalmente a partir da conscientizaçã o do valor da Libras pela sociedade. Vale registrar que vários concursos públicos tem sido realizados para candidatos surdos que sejam fluentes em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Sendo assim, diferentemente do que fora colocado pelo médico durante a entrevista, atualmente existem milhares de pessoas surdas independentes utilizando a Libras como sua primeira Língua. Este resultado não foi possível no passado, quando predominava em nossa sociedade um sistema que valorizava a oralização, e não permitia a totalidade do conhecimento e da inclusão social e profissional constatada hoje no desenvolvimento do surdo através da Libras.. Ao contrário do que foi dito, ele, ao se comunicar em sua própria Língua não depende a vida inteira de alguém, pode estudar, ter uma profissão e ser feliz. Não é um “pária da sociedade”.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,


Profª Drª Karin Lilian Strobel
Diretora Presidente

fonte:> http://karinfeneis.blogspot.com/search?q=ana+maria>

Nenhum comentário:

Postar um comentário