O que estou lendo

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Palavras.. tem algo mais belo♥

Saudações!

" A palavra é o modo mais puro e sensível de relação social" Bakhtin.

Quantos significados podemos encontrar numa palavra? Bakhtin, em sua filosofia da linguagem, já tinha percebido que a palavra não é solta e sem sentido. Como pensar em algo tão trivial, quantas palavras vc já falou hj (ok, se for mulher...vc já sabe), é genial pensar em uma definição sobre algo tão rotineiro. Quando lhe perguntam "O que é felicidade", aí elas faltam. Você arrisca " é algo que vc sente", e a pergunta retorna: "e o que é sentir?", aí entra em questão a palavra mais utilizada para A.A *Assuntos aleatórios*, "é uma COISA que sentimos quando estamos bem".
Sim, a COISA, que coisa? Como assim, defina COISA para mim, será possível fazer isso?
Palavras são lindas, difíceis de fazer sentido, às vezes faltam palavras, às vezes elas saem demais da nossa boca, não por poucas vezes, elas nos traem "não era o que eu queria dizer", "não sei porque falei isso".
Longe de ser um amontoado de letras e fonemas,o sentido de uma palavra, vai além do óbvio.

Hoje a palavra do dia é viagem. Quantas memórias vêm à sua mente com essa palavra, para mim, não são lembranças, mas sim expectativas. Período de férias, tempo livre, ter novas experiências, falar outro idioma, não entender a informação, ser turista, fazer gafe, pagar mico, tirar foto, respirar outros ares, desanuviar a cabeça, colocar a mochila nas costas, provar outros sabores, conhecer gente, rever gente, matar as saudades, criar novas saudades, abrir a memória para novas palavras.

De viagem para viaje, definitivamente, essa é a palavra de hoje.

Hasta luego!

2 comentários:

  1. é bem isso, palavra falada, palavra viva. Isso me lembra que tenho que ler mais livros sobre o Bakhtin hehhehe

    ResponderExcluir